sexta-feira, setembro 08, 2006

Crescimento

Vamos falar da realidade da vida e de como as pessoas a enfrentam. Pesado para meu primeiro texto, mas eu gosto de desafios.

Cansei de receber e.mails com aquelas correntes: "mude", "use filtro solar", "leve a vida numa boa", "encontre outra maneira diferente de enfrentar os mesmos problemas".......acho q vcs tb já receberam, não?
Vamos então à construção das idéias que martelam no pensamento quando lemos esses textos:

1) Esse cara sim é feliz;
2) Ele só escreveu isso porque ele mudou de vida;
3) Putz, é mesmo! Amanhã vou fazer outro caminho para ir trabalhar;
4) Falar é fácil. Quero ver se ele estivesse no meu lugar?;
5) Será que todo mundo é assim, só eu que não?
6) e dezenas de outras idéias que nos assolam nesse momento.

No dia seguinte você levanta e pensa naquelas idéias, agora já mais organizadas na cabeça - porque nosso cérebro tem uma capacidade imensa de organização enquanto dormimos, reparem nisso - e então percebe que metade daquilo tudo é blábláblá e que a outra metade faz um pouco de sentido. Então, empolgado, você começa a colocar aquela metade importante em prática.

Passa uma semana e você ainda pensa naquilo tudo. Na segunda semana já acha que está absorvendo aqueles aprendizados. Na terceira semana já começa a esquecer....... Meses depois você se vê na mesma situação que estava antes de ler aquele monte de e.mail, mas percebe que tem alguma coisa diferente acontecendo. Essa “coisa diferente acontecendo” é seu pensamento trabalhando de acordo com aqueles aprendizados que você absorveu porque julgava importante para você.

E assim, acontecem sucessivos aprendizados. Não só com os e.mails que recebemos, mas com as pessoas que nos rodeiam, com as experiências que vivemos, os jornais que lemos, o futebol que jogamos, a balada que perdemos, os amigos que nos aconselham, e tudo mais!!

Assim se constrói as pessoas.